quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

VILA VELHA DO ESPIRITO SANTO

Sou natural de Vila Velha no Espírito Santo, uma cidade que se destaca não apenas pelo sítio histórico como o principal monumento histórico religioso do estado, o convento de Nossa Senhora da Penha localizado no alto de uma montanha como também, pelo litoral com belíssimas praias com 32 km de percurso indo da prainha de Vila Velha, a Praia da Costa, Itapuã, Itaparica, Barra do Jucú, Ponta da Fruta e até mesmo na praia do Ribeiro, local histórico onde residiu o primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, sendo hoje uma praia de pescadores com águas calmas.

As lembranças de Vila Velha e seu povo trabalhador e hospitaleiro me fazem lembrar também dos bairros que em meu tempo de menino, conheci cada pedaço desse chão como o bairro,  Aribirí e os bairros vizinhos: Ataíde, Santa Inês, Glória onde está localizada uma fábrica de chocolates que geram milhares de empregos e renda ao município. Poderia até citar um a um becos, ruas, vielas e morros, como: Cruzeiro, Philips, Jaburuna, e o Farol de Santa Luzia que emociona e encanta pela beleza do local, fecho os olhos aqui em Manaus e revejo na memória de minha infância o imponente Morro do Penedo, o Parque Espera Maré, o Morro da Mantiqueira e o Morro da Concha onde recentemente estive mostrando para minha filha Isabel. 
Vila Velha, foi onde começou o estado do Espírito Santo, primeira povoação fundada por Vasco Fernandes Coutinho em 23 de maio de 1535, para tomar posse em sua capitania que se tornou sua primeira sede.  Foi fundada com o nome de Vila do Espírito Santo, em decorrência da data em que chegou o donatário, no dia em que a igreja católica celebrava a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Quando a sede da capitania foi transferida para a Ilha de Vitória por volta de 1549/1550, a Vila do Espírito Santo foi apelidada de Vila Velha pela população e acabou se tornando nome oficial do município em 25 de setembro em 1959.  Sendo o município mais populoso do Estado. Vila Velha abriga também, a residência oficial do governador do estado do Espírito Santo.

Enfim, resolvi contar um pouco a história da cidade onde tive o privilégio de nascer, para pedir aos meus conterrâneos que defendam o meio ambiente desta cidade e que aproveitem esse tempo das eleições, para exigir que os governantes que virem a ser eleitos nesta eleição e nas próximas, possam ter o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental e principalmente que possam realizar campanhas com o objetivo de tornar esta cidade mais arborizada, fazendo assim com que a população canela verde (apelido criado pelos índios para os primeiros colonizadores, pois existia uma grande quantidade de algas marinhas na costa capixaba  que manchava as calças e as pernas dos portugueses quando desembarcavam) possa viver e respirar um ar mais puro além é claro, de tornar Vila Velha verde e muito mais bonita. Artigo publicado em 09/10/2012 16:36 - no Blog de isaiasribeirojs.zip.net do UOU Leia também o artigo ''A TERRA DOS BRAVOS ÍNDIOS E A VILA VELHA DOS CAPIXABAS''  NO BLOG:http://isaiasribeirojs.zip.net/arch2012-04-01_2012-04-30.html

Veja quem é Isaias Ribeiro JS;

É publicitário, ex-assessor do Gabinete do Governador do Estado do Amazonas, foi Diretor do Jornal "O Solimões" e escritor, autor do livro "O Brasil em Preto e Branco", o qual faz parte do acervo bibliográfico do "The LibraryOf Congress Office" - A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Escreve desde 1983 para vários jornais. Email para para contato: isaiasribeirojs@bol.com.br
TWITTER do Isaias Ribeiro; http://twitter.com/isaiasribeiro

Comentários;

[Wilton Sousa] [wiltonsousa.vix@hotmail.com] 
Valeu a indicação de leitura a qual recomendo. Não somente pela riqueza de detalhes e paixão com os quais é reverenciada a nossa Vila Velha, mas também pelo alerta trazido no último parágrafo sobre a questão ambiental e a urgente necessidade do envolvimento de toda a comunidade liderando movimentos que traduzam em resultados positivos à questão. Parabéns!

12/10/2012 06:33

Nenhum comentário: