terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O BARÃO DA TELEVISÃO DO ESPÍRITO SANTO

Em 1974, com 13 anos de idade em Marataízes no litoral Sul do Espírito Santo, conheci um sujeito determinado, que conseguiu a proeza de adquirir um transmissor de televisão para levar o sinal da Globo e de outros canais com nitidez, para as residências daquele pequeno balneário, que ainda não era município mas sim, um Distrito de Itapemirim. Eu trabalhava de dia na construção do primeiro grande edifício de Marataízes, que estava sendo construído para ser o Hotel Carone, e de noite, como operador de som de um embrião de televisão.

Levado de Vila Velha pelas mãos de minha mãe Josefina, e de meu padrasto que era mestre de obras, contratado por Idalécio Carone, o grande empresário e dono da Rádio Cachoeiro ZYL-9, onde Roberto Carlos cantou pela primeira vez.


Prédio da antiga ZYL-9 Rádio Cachoeiro, local onde Roberto Carlos cantou a música ''Amor y más amor'' pela primeira vez numa manhã de domingo, pouco depois das 9 horas, no mês de outubro de 1950. Tinha nove anos de idade, e cantou tão bem que dois anos após esta apresentação ele ganhou o seu próprio programa nesta Rádio em 1952, aos onze anos de idade. Nesta época o proprietário da Rádio Cachoeiro era o empresário Alceu Nunes Fonseca, que fundou esta Rádio em Junho de 1946.                                   Foto do Site;skyscrapercity.com

O filho de Idalécio Carone, que todos nós conhecíamos como Idalecinho, era um rapaz de 27 anos mais ou menos. Tinha ele, uma grande determinação, se transformar em um próspero, respeitado e admirado empresário no setor de comunicação e, tudo começou com um transmissor de imagens que ele comprou.

Quem presenciou e viu a dedicação que Idalecinho tinha com aquele primeiro transmissor de imagens de televisão, que foi colocado em uma casinha no Morro em frente da rodoviária de Marataízes, localizado dentro de uma pequena fazenda, sabia que ali estava começando uma carreira de um homem voltado para a televisão.

Idalecinho, o terceiro da direita para a esquerda, começou sua carreira como dono de canais de Rádio e televisão ao lado do cacique político de Cachoeiro, Ferraço.

Fui testemunha dos primeiros passos de Idalécio Carone Filho rumo á história da televisão de Cachoeiro e do Espírito Santo. Digo isso, porque fui escolhido por ele para ser o segundo operador de som, daquele que seria o embrião de um canal de televisão no sul do estado.
Com este transmissor, ele teve uma ideia genial para faturar com propaganda local, quando a programação da rede Globo inseria a propaganda do Rio de Janeiro, nós cortávamos o som que vinha e, inseríamos a propaganda do comércio local, com a voz de um locutor que vinha da rádio Cachoeiro ZYL9, José Mignone com o seu vozeirão, enquanto passava imagens do comercial de lojas do Rio de Janeiro, propagandas como açougue do Zezinho, imobiliária do Dedé e etc., anunciava só no áudio, de um gravador comprado na Zona Franca de Manaus, com várias fitas cassetes (uma para cada propaganda), que eu trocava em 2 ou 3 segundos, para aproveitar o máximo de tempo em que a emissora do Rio colocava os seus comerciais.

Esta propaganda local era fundamental para manter o transmissor funcionando, e além de operador de som, também tive a oportunidade de ir várias vezes com o Idalecinho, ele ficava no carro, enquanto eu um garoto já com 14 anos, cobrava dos comerciantes os comerciais que era anunciado neste primeiro embrião de Radio e Televisão em Marataízes, pois ele não descuidava e, de 15 em 15 dias, trazia de Cachoeiro de Itapemirim, um técnico de eletrônica que era craque em fazer de uma imagem cheia de chuviscos, a uma imagem nítida. A equipe deste técnico la de Cachoeiro, realizou a pedido dele, talvez a primeira transmissão ao vivo no Espírito Santo do carnaval do Iate Clube de Marataízes em 1975, e tenho orgulho de ter participado deste evento aos 14 anos de idade.

Hoje com os aparelhos digitais de tela plana e LCD, que os brasileiros possuem em suas residências, fico a imaginar, como era difícil ter uma imagem boa na televisão naqueles tempos, não dá para comparar com a imagem digital que recebe hoje no aparelho de LCD, com a imagem de televisão daqueles tempos no Espírito Santo.

Passados 37 anos destes fatos, aqui de Manaus capital do Estado do Amazonas, onde estou radicado desde 1980, tendo me tornado uma pessoa pública como Publicitário, Escritor, Jornalista e tendo exercido cargo público como Assessor Especial do Governo do Amazonas, não tenho acompanhado mais a trajetória de Idalecio Filho, mais, não me surpreendi ao saber que hoje, ele é um próspero empresário, proprietário de Redes de Radio e Televisão não só em Cachoeiro do Itapemirim, onde ele fundou a TV Cachoeiro e depois repassou para a Rede Gazeta, como também em Vitória, Guarapari, Marataízes e até na nossa querida Vila Velha, onde nasci, ali no Aribiri e o Idalecinho no bairro vizinho, na Gloria, ele morava ali ao lado da Fabrica de Chocolates Garoto e, fico feliz de saber que o Idalecio Carone Neto que eu vi nascer em Marataízes, já se tornou Cidadão Vila Velhense, se destacando no mesmo caminho que seu pai percorreu. Tenho informações que este Grupo de Comunicações do Espírito Santo, também já conta com um canal de televisão em Brasília.

Não me surpreendi também com a informação, de que Idalécio Carone Filho, também assumiu cargos importantes de comando na Associação Brasileira de TV UHF por assinatura. Até porque quem viu o barão (apelido dele naquela época), fazer daquele primeiro transmissor, um embrião de um canal de televisão lá em Marataízes, sabia onde ele iria chegar. Quem sabe até como futuro politico!

A foto publicada neste artigo é do site ‘história do rádio’-fábio Pirajá o radionauta. Acesse o twitter de Isaias Ribeiro e os Canais no Youtube RMBIVAR14 e MANAUAS AGORA; http://www.youtube.com/rmbivar14 http://www.youtube.com/manausagorair e acesse também o Blog; http://isaiasribeirojs.zip.net/arch2013-09-01_2013-09-30.html      http://isaiasr.blogspot.com e http://reginacoiama.blogspot.com e acompanhe Isaias Ribeiro js no Jornal de Debates e no Portal Nacional do Luis Nassif, ou se preferir entre contato com Isaias Ribeiro pelo email; isaiasribeirojs@bol.com.br

Quem é Isaias Ribeiro JS hoje:
É publicitário, ex-assessor do Gabinete do Governador do Estado do Amazonas, foi Diretor do Jornal "O Solimões" e escritor, autor do livro "O Brasil em Preto e Branco", o qual faz parte do acervo bibliográfico do "The LibraryOf Congress Office" - A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Escreve desde 1983 para vários jornais.

2 comentários:

abel disse...

Conhecí o Idalécio Carone em 2003 e ficamos amigos e aos poucos ele me conta a sua história e junto a história do rádio e televisão no Espírito Santo. digo a ele de vez em quando que essas histórias têm que ser escritas e repassadas pois tudo começou mesmo dessa maneira que você coloca Sr. Isaias Ribeiro. E, respeitosamente, faço esse comentário. Fiquei muito feliz em deparar-me com o seu artigo e seria bom que o Idalécio, agora Secretário do Desenvolvimento da Prefeitura em Vila Velha, continuasse a preservar e a organizar toda a rica história da comunicação naquela região. Grande abraço e parabéns.

isaias ribeiro js disse...

Abel, o Idalecinho tem muita história para contar a respeito do Rádio e da Televisão no Sul do Espírito Santo... Tive uma convivência profissional com ele e também com o pai dele, Idalécio Carone, que foi um grande ser humano, que tinha uma verdadeira paixão pela Rádio Cachoeiro. Onde Roberto Carlos cantou pela primeira vez, nesta época a Rádio Cachoeiro não era ainda dos Carone. Infelizmente ao que parece a Rádio não está no mesmo lugar, no artigo há uma foto do prédio da Rádio abandonado. Escrevi este artigo de minha reminiscência do trabalho que realizei, quando aos 13 anos de idade, ajudei em Marataízes na década de 70, idalecinho a levar a imagem dos canais de televisão para esta localidade, haja vista que naquela época somente em Cachoeiro do Itapemirim existia retransmissores para captar imagens da Globo e outros canais, e Idalecinho adquiriu um transmissor e pediu permissão de uma parente do proprietário (Zezinho) de uma pequena fazenda localizada ali em frente a antiga estação de trem, para colocar o transmissor em um monte em frente a antiga estação, que na década de 70 e 80 se transformou em Rodoviária, contratou um técnico em Cachoeiro e passou a retransmitir os sinais de televisão para o distrito de Marataízes, Barra e Vila do Itapemirim.