terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

Foto do Site: http://blog.aquabraz.com.br/
Infelizmente os fatos em relação ao elemento principal que mantém a vida neste planeta não são nada promissores. A Terra está à beira de um colapso provocado pela falta de água em vários países do mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), de cada dez pessoas, duas não tem acesso a água potável, de qualidade e o desperdício por parte de grande parte da população tem agravado ainda mais este quadro que em alguns lugares e desolador.

A destruição de recursos naturais tem elevado a preocupação de cientistas e autoridades ao redor do mundo e a consequência disto é a seca de rios e mananciais que fez acender o sinal amarelo da vida no planeta. Os primeiros habitantes da terra a entenderem a gravidade desta situação, são aqueles que habitam em grandes cidades como São Paulo no Brasil e a Califórnia nos Estados Unidos que estão sofrendo com uma seca épica de seus rios que abastece milhões e milhões de pessoas, e com este fato terão que rever suas atitudes em relação ao gasto diário de água potável, passando a fazer economias nos seus gastos diários, sob pena de ficarem sem água em suas torneiras por um grande período.

A escassez do liquido natural da vida no planeta já é uma realidade, sendo até uma grande ameaça para a humanidade que poderá gerar conflitos e batalhas por fontes de recursos hídricos.
O Brasil, apesar dos problemas enfrentados atualmente pelos paulistanos com a seca do sistema Cantareira e pela seca em algumas localidades onde água é escassa no Nordeste, tem na Amazônia uma grande reserva de recursos hídricos. Mas a curto prazo algumas grandes cidades brasileira poderão sofrer o mesmo revés que a população da maior cidade do Brasil está passando com a escassez de água.


Com o desaparecimento de grande parte da mata atlântica no Sul e Sudeste, a tendência é que muitos mananciais existentes hoje, possa desaparecer do mapa em um futuro bem próximo, levando a população de outras grandes cidades a sofreram o mesmo problema que hoje faz parte do cotidiano da população de São Paulo, economizar água no seu dia a dia.

Nenhum comentário: