terça-feira, 26 de maio de 2009

A MAIOR ENCHENTE NO BRASIL

Casas, hospitais e colégios foram inundadas pelas águas dos rios.

Esta enchente não só está alagando cidades, destruindo pontes e estradas e deixando milhares de famílias desabrigadas, como também está arrasando com plantações de trabalhadores rurais e ribeirinhos, caboclos e indios, e, isto vai ter uma consequencia terrível nas economias de centenas de municípios brasileiros onde a produção agrícola e a pecuária estão sendo arrasadas por esta enchente. Os telejornais já estão divulgando o aumento de preços de algumas frutas regionais, os acidentes por mordidas de cobra, escorpião e até pessoas com medo de sair de casa por causa de jacarés que estão procurando alimentos, isto aqui no Amazonas. Na capital Manaus, as águas do rio negro começaram a inundar as ruas, as galerias de esgotos construida no final do século 19, não está suportando o grande volume de águas do rio e das chuvas, causando grandes inundações em pleno centro da cidade.

Em 13 estados brasileiros esta enchente castiga a população e já passam de 100 mil o numero de pessoas desabrigadas . A situação é de calamidade pública, colégios, hospitais e casas alagadas, plantações perdidas. E na vazante os problemas serão piores, com surtos de doenças que poderão surgir, caso não haja um trabalho urgente de limpeza nos rios, riachos, igarapé próximos das casas que forem inundadas.

Como poderão sobreviver os brasileiros que estão perdendo tudo o que plantaram? E como poderão as prefeituras com os parcos recursos e dificuldades de caixa gerada pela crise financeira, voltar a impulsionar o crescimento econômico dos seus munícipes? São perguntas que só encontrarão respostas na atitude e responsabilidade por parte do governo federal, que precisa através de Projetos de Lei ou Medida Provisória, criar um Programa de Apoio, repassando urgentemente recursos a fundo perdido, para promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros atingidos pelas enchentes. Está na hora do governo federal, através do Banco do Brasil, Caixa Economica Federal e Banco de Desenvolvimento Social, disponibilizarem recursos para ajudar a esses brasileiros vítimas desta enchente, a refazerem suas vidas. E, isto precisa ser feito através de ação e não de palavras de efeitos para agradar futuros eleitores.

Nenhum comentário: